sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ramal do Km 27 da Transamazônica recebe técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e SEMUTS para cadastramento do CAD Único.

       
Moradores do Km 27, Ramal da Transamazônica que está sendo impactado diretamente com a Usina de Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, participaram de uma reunião na manhã do dia 21 de agosto na casa do Sr. Galego, também morador e produtor rural, com os técnicos das Secretarias de agricultura, do Trabalho Social e Meio Ambiente para cadastramento e levantamento do número de famílias que ainda sobrevivem da produção de cacau.  
Este Ramal é reconhecido na região como grande produtor de cacau ainda hoje, mesmo após a indenização de muitas famílias. Segundo funcionário da SEMAT, Sr. Genivaldo foram indenizados 163.000 (cento e sessenta e três mil) pés de cacau, embora esse número seja grandioso ainda existem famílias que vivem da sua exploração. Os técnicos estiveram no local para atualizar os dados e saber o número exato de famílias que ainda praticam esta cultura como fonte de sustento, dai a importância deste cadastro.
           
Estiveram in loco aproximadamente 30 famílias que foram atendidas e informadas sobre os projetos entre as Secretarias Municipais em parceria com a Secretaria Estadual e foram entregues também folders sobre o Banco Vitória e informativos sobre as obras do governo e programas que a comunidade pode vir a ser inseridas dentro da competência municipal. O Curso estará formando um membro de cada família que será instruindo no manuseio com a plantação de cacau e posteriormente será um multiplicador. Essas ações em conjunto, visam atender de forma global as demandas existentes e fazer de forma integrada suas ações, afirma Sr. Yamanaca, Coordenador de Projetos da SEMAGRI/PMVX. Segundo a Sra. Maria do Carmo, moradora do Vila Rica, km 27, produtora Rural, “A gente fica feliz quando vem tanta gente aqui na nossa casa, cada um responsável por uma coisa, me sinto cuidada, agradeço muito a Deus por isso.”
            Após esse levantamento será feito um cadastro definitivo pela SEMUTS, que mandará transporte ao ramal para que os mesmos efetuem seus cadastros e sejam beneficiados com o programa. Esse cadastro será feito na sede do município em Vitória do Xingu.



                                                                                                                                                                            ASCOM/PMVX

Nenhum comentário:

Postar um comentário